sexta-feira, 15 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasileiros no Exterior (Geografia)


Qualidade de vida melhor, um bom emprego, ganhar em dólar, ajudar a família que ficou no Brasil. Esses são alguns objetivos dos brasileiros que saem do Brasil em busca de uma vida melhor em países desenvolvidos.

Europa, EUA, Paraguai e Japão são alguns dos principais destinos dos brasileiros. Nos Estados Unidos, o número de brasileiros só cresce a cada ano, são cerca de 800.00 mil brasileiros (DADOS DE 2003), e boa parte vive ilegalmente no país.

Já no Paraguai vivem cerca de 500.000 mil brasileiros (DADOS DE 2006), muitos são atraídos pelas terras férteis e pela facilidade de entrar ilegalmente no país.

Mais nem sempre os brasileiros conseguem atingir seus objetivo. Muitos são vitimas de preconceitos, não conseguem empregos e sem ter como voltar para o Brasil acabam vendendo o próprio corpo para se sustentar.

Pouco a pouco os brasileiros vêm ganhando seu espaço no mundo. Já foi criado o "Brazilian Day”, onde bandas nacionais se apresentam em diversos países como EUA, Inglaterra e Canadá e acabam divulga nossa cultura mundo a fora.

“Brasileiros são como formigas, tem em todo lugar”.

sábado, 9 de outubro de 2010

Carta Argumentativa

Quixeramobim, 09 de Setembro de 2010

Ao Prefeito de Quixeramobim Edmilson Jr.
Vossa Excelência,

Eu, Alann Felipe, morador da cidade de Quixeramobim, no Bairro Monteiro de Morais,escrevo-lhe essa carta para demonstra a minha insatisfação com a segurança de nossa cidade.

Quixeramobim, a cada dia que passa, vem se tornando uma cidade mais violenta, principalmente nos bairros periféricos. As pessoas estão com receio de saírem de suas casas, como medo de serem vítimas de assaltos.

Para que o problema seja resolvido, Vossa Excelência poderia investir mais na segurança da nossa cidade, aumentando e qualificando os policiais.

Agradeço desde já e ficaria muito grato se vossa Excelência avaliasse o caso, e que possa solucioná-lo o mais rápido possível.

Alann Felipe

O Enfermeiro – Machado de Assis (Resenha)


O conto “O Enfermeiro” foi escrito por Machado de Assis e que faz parte do livro “Várias Histórias” que foi publicado em 1896.


A história acontece em 1860 no Rio de Janeiro, quando o enfermeiro Procópio recebe um convite para cuidar de um velho coronel chamado Felisberto ,que era doente, em troca ele receberia um bom pagamento. Ele logo aceita e vai morar com o velho em uma vila.


Quando Procópio chega a vila, pessoas lhe dizem que o velho era insuportável, exigente, que ninguém o aturava, mesmo assim Procópio resolveu cuidar dele. Os primeiros dias na casa foram como uma “lua de mel”, o coronel tratava bem o enfermeiro. Mas com o passar do tempo isso foi mudando, o velho começou a maltratar Procópio verbalmente e fisicamente.


Certa vez, enquanto dormia, o coronel deu uma mordida em Procópio, que perdeu a cabeça e agarrou a garganta do velho, e quando percebeu o velho já havia morrido. Para se livra do crime, o enfermeiro cobriu todo o corpo do morto, para que ninguém percebesse a verdadeira causa da morte. O velório aconteceu normalmente, sem ninguém perceber nada. Então, Procópio resolveu voltar para o Rio de Janeiro, onde ficou bastante triste, com o peso na consciência.


Depois de algum tempo, Procópio recebeu a notícia que o testamento do coronel havia sido encontrado e que ele era o herdeiro de todo o dinheiro do falecido. Procópio volta a vila e recebe todo o dinheiro. Parte do dinheiro ele doa para caridade, e manda construir um túmulo para o coronel.


O conto retrata um pouco de um problema social em nosso cotidiano. O fato de muitos idosos serem abandonados pelos seus familiares apenas por estarem velhos.

Desigualdade Social no Brasil


Muitos ainda pensam que todos somos iguais, que vivemos em uma sociedade justa, onde todos temos diretos, de fato, mais não é o que vem ocorrendo. Vivemos em um mundo globalizado, onde gera as desigualdades.

Hoje, um dos maiores problemas do Brasil é a desigualdade social. O País é um dos mais desiguais do mundo, onde se encontra um abismo entre os ricos e os pobres. A maior parte da riqueza do Brasil fica concentrada nas mãos de uma minoria, cerca de 10% da população brasileira, já boa parte da população se encontra miséria.

Desemprego, saúde precária, a falta de oportunidade, a má distribuição de renda são alguns dos problemas que contribui para o aumento da pobreza e consequentemente das desigualdades, tornando cada vez mais difícil combater esse problema.

O Brasil tem um grande problema para ser combatido, fazer com que as desigualdades diminuam, como já vem sendo feito com ajudas de programas e projetos, mais ainda não é o suficiente. O país deve investir mais em sua população, aumentar a inclusão das pessoas no mercado de trabalho, preparar os brasileiros para o futuro, só assim as desigualdades serão extintas.