segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os desafios de um novo Brasil


O Brasil atualmente é um dos países que mais cresce no mundo, com um mercado interno que vem despertando interesse de diversos países desenvolvido. Mais com todo esse desenvolvimento econômico, como explicar os diversos problema que o país enfrente?

O Brasil mesmo sendo um dos países mais ricos do mundo, ainda sofre com problemas internos básicos, como má educação, má saúde, alto nível de violência, corrupção, entre outros. Diversos fatores que prejudica o país em seu crescimento.

A má educação, que é sinônimo de desenvolvimento, é um dos fatores mais precários do país. Onde faltam escolas de qualidades, professores qualificados, e principalmente, alunos interessados. É como uma bola de neve, se não cuidar do básico, o problema só vai crescer.

Nos próximos anos nossa nação será palco dos maiores eventos esportivos do planeta, Copa do Mundo e Olimpíadas. O país terá que passar por diversas melhorias, como em infra-estrutura, em aeroportos, em saneamento básico, em equipamento de segurança etc. Esse será o momento de crescermos e ser visto pelo mundo como um país de desenvolvimento interno atuante.

Ajuda humanitária


No mundo capitalista em que vivemos nos dias de hoje, ser solidário é algo raro. As pessoas acabam tendo pensamentos singulares, aonde não importa o que está ocorrendo com o seu vizinho, que muitas vezes não tem como se alimentar, se vestir, e nem como viver.

Pelos fatos decorrentes no mundo, como as chuvas no Rio de Janeiro, Terremoto no Haiti, Tsunami no Japão, umas das características do ser humano que mais vem se destaca é a solidariedade. As ajudas humanitárias são de extrema necessidade. Na tentativa de minimizar as dores que pessoas desses locais estão sentindo.

O Brasil se destaca mundo a fora, pela solidariedade que presta a povos mais necessitados, como no Haiti, um dos países mais pobres do mundo, onde existem milhares de soldados brasileiros, promovendo a paz, e reconstruindo o país.

Ser prestativo a quem precisa é dever da sociedade em geral. Com a contribuição de todos, tendo como objetivo diminuir a dor de pessoas que passam por dificuldades. O governo em parcerias com empresas privada poderia criar e investir em ONGs, e a população ajudando com trabalhos voluntários.

Brasil rumo ao desenvolvimento

O Brasil, no dias de hoje, é um dos países que mais cresce no mundo, tendo um PIB igual, ou as vezes melhores que países desenvolvidos.

A forte e crescente economia brasileira vem despertando interesses de países ricos, como EUA, Inglaterra, França. “Muitos dizem que o Brasil é o país do futuro, então o futuro chegou” afirmou o atual presidente dos EUA, Barack Obama em visita ao país.

Entretanto o Brasil precisa de grandes investimentos e acompanhamento em diversas áreas, como saúde, educação e etc. só assim o país será desenvolvido por completo.

População carente na mira de doenças


Pesquisas revelam que as classes C,D e E são as que mais sofrem com doenças infecto-contagiosa. A maior parte dessa população convive diariamente com doenças como dengue, malária, tuberculose, entre outras.

A maior parte dessas doenças são causadas por uma má infra-estrutura e com a contribuição da população, que não procura se prevenir, aumentado assim os riscos de uma contaminação e ficando cada vez mais vulneráveis a diversas doenças.

Muitas pessoas que se encontram nessas áreas, não estão por vontade, mais por necessidade. Muitas não têm condições de morar em lugares melhores, sem escolha acabam sendo os principais alvos de doenças.

Para combater o aumento dessas doenças, necessita-se de um trabalho em parceria entre governo e população. Em que o governo fazendo campanhas e tomando medidas de prevenção e a população se conscientizando e fazendo sua parte, tomando medidas de higiene pessoal e comunitária.

Onde encontrar a tal felicidade

Ser feliz é algo que todos querem, muitos dizem que são, já outros dizem que não. Mais afinal, o que é felicidade? Onde encontrar o real significado dessa palavra e por fim poder realmente provar onde consegui-la?

A felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida. Alguns têm a necessidade de bens materiais para finalmente serem felizes. Já outros são felizes pelo simples fato de estarem vivos. A felicidade é feita de momentos, um abraço, um carinho, uma palavra, um sorriso, pode trazer uma enorme felicidade a uma pessoa.

Um exemplo bem real são os Africanos, que mesmo com inúmeras dificuldades, sempre estão felizes. Talvez seja através da felicidade que eles encontrem forças para enfrentar suas dificuldades.

Felicidade é algo que não se procura, mais que se encontra. Seja aonde for, sempre terá algo ou alguém que nos faça feliz. Para prolongar a sensação de felicidade devemos primeiramente ser felizes com nós mesmo.