O altruísmo que tem por base a necessidade de ajudar ao próximo, tem se tornando cada vez mais raro de se presenciar na sociedade em que vivemos. A coletividade de nossos antepassados, como os índios, vem se perdendo ao longo da história, e se passando cada vez mais para o pensamento individualista.
Na sociedade burguesa em que vivemos, a vontade de ajudar o próximo acaba se contrapondo a ambição por lucros, que como consequência pode causa: a degradação do meio ambiente, poluição, desmatamento, entre outros. O pensamento a longo acaba sendo um problema para o futuro, e que no presente o importante é a ambição e a luxúria.
O egocentrismo já faz parte de uma grande maioria, é como se cada pessoas estivesse dentro de uma cápsula, em um mundo exclusivo e nada mais fosse importante. Mas em contra partida a esses problemas, felizmente ainda existe diversas ONGs, ou até mesmo pessoas físicas preocupada com o próximo. Como por exemplo, o bilionário Bill Gates, que doou boa parte de sua fortuna para uma campanha de preservação contra AIDS.
A existência da vontade de ajudar ao próximo faz com que tudo se torne mais fácil e produtivo para ambas as partes. Mas infelizmente o altruísmo ainda tem pouquíssimo espaço na vida social de muitos. Entretanto a preocupação com o próximo e gerações futuras deve ser vista como dever de todos. Deve se ter uma humanização e conscientização em prol de um futuro próspero, e muito melhor do que vivenciamos hoje.