segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um Brasil de poucos

O Brasil hoje é a 7ª maior economia do mundo. Um país emergente que vem ganhando destaque, e enorme influência em todo o planeta, seja por sua economia ou pelo seu rápido desenvolvimento. Informações como essa, nos deixa até feliz. Mais basta sair de casa e ir até a esquina e ver que esses dados escondem problemas que não é característico de um país de tantas riquezas.

Sim, o Brasil é rico. Mais o problema está na má distribuição de renda, a metade da população é considerada pobre e grande parte da riqueza nacional está nas mãos de uma minoria. É como se nossas riquezas fosse uma pizza, e mais da metade dos brasileiros ficariam apenas com as azeitonas; o país é rico, porém poucos usufruem dessa riqueza.

As desigualdades ainda partem para outros fatores sociais, como saúde, educação, alimentação, violência... aliás, a periferia do Distrito Federal é uma das mais violentas do mundo, ficando atrás apenas de Honduras, país mais violento do mundo. A nossa segurança fica complicada, em que um policial corrupto chega a ganhar muito mais com atos ilegais, do que seu salário.

É estarrecedor saber que pessoas ainda morrem por desnutrição, enquanto outras esbanjam luxo e poder. Isso infelizmente é o Brasil. Em que se passa uma imagem de um país rico e belo, sendo que sua população está morrendo na esquina de fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário