segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jovens e o alcoolismo

Na sociedade em que vivemos hoje, o alcoolismo é considerado algo normal, e é visto para muitos, como meio de “libertação”. Já se tem uma visão generalizada em que para se divertir, tem que estar embriagado. Mais afinal, bebida é sinônimo de felicidade?

Só é crescente o número de jovens que entram no mundo do alcoolismo. Muitas vezes são influenciados pelos amigos, ou até mesmo pelos pais, que sempre usam a mesma frase; “é só uma”. O problema é que essa “uma” se multiplica, e quando se ver, já é tarde.

A presença cotidiana de bebida alcoólica faz com que muitos jovens se sintam atraídos. São propagandas em que se passa a ideia que quem bebe, se torna uma pessoa popular e desinibida. Sem falar que no Brasil é vendido álcool livremente, ao contrário dos EUA, em que se é necessário provar sua maioridade.

A dependência do alcoolismo gera problemas tanto pessoais; perca de emprego, conflitos familiar, quanto fisiológico; podendo afetar a coordenação motora, os reflexos e o sono. O problema é dizer isso para os jovens, que se encontram em uma fase em que “o errado é mais gostoso”.

Proibir a venda de bebidas alcoólicas para menos não ameniza a problemática, conscientização é a única solução. Jovens devem ser cientes que o álcool não lhe trará benefício algum. E é papel do governo criar leis contra o acesso a todos ao álcool. Pois mesmo muitos vendo como algo inofensivo, o álcool ainda é uma droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário