segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Trabalho na Construção da dignidade humana - ENEM 2010

Há tempos a escravidão foi abolida em nosso país, mais a “tal liberdade” ainda não é privilégio para todos em pleno século XXI. Perante a lei, todo cidadão tem direito a salários, uma carga horária fixa, férias e condições dignas de trabalho, mais não é bem isso quem vem acontecendo.

Conseguir um emprego de qualidade está bastante complicado. O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente, e tem preferência por pessoas qualificadas. E as pessoas sem estudos? Como elas fazem para sobreviver? Infelizmente, elas acabam se submetendo a empregos em que não se à o mínimo de dignidade.

Todos os anos, jornais estampam manchetes sobre pessoas (na maioria do Norte e Nordeste) que vão para as regiões Sudeste e Centro Oeste para trabalhar em lavouras de cana-de-açúcar em condições de escravidão. Muitos se submetem a esses empregos por falta de oportunidade, e por necessidade de sustentar sua família.

Portanto fazer melhorias nas condições de empregos é um dever do governo e da sociedade. Os órgãos públicos devem investir em escolas técnica e faculdade para melhor qualificar seus cidadãos, e a população em geral tem que se conscientizar que não a necessidade de submeterem a trabalhos degradantes para sobreviver. Só assim essa escravidão contemporânea será abolida de vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário